top of page

Publicações - Publications

Publicações científicas - Scientific publications

  • Telles, A. (2022). “Extreme dynamics through body movement in contemporary piano music performance”. In Performance e Contexto [em linha]. Lisboa: ESML | CESEM (gerado a 30 de julho de 2022). Disponível em: https://perf.esml.ipl.pt/oprojecto/91-performances/144-extreme-dynamics-through-body-movement-in-contemporary-piano-music-performance

  • Telles, A. (2022). Artistic research and practice-based methodologies in music performance studies: a personal reflection. In E. Rosa (Ed.), Second CA2RE Book: Design Driven Doctoral Research EVALUATION. Erasmus+ Strategic Partnership CA2RE+. ISBN 978-989-757-198-5 (https://ca2re.eu/wp-content/uploads/2022/09/ca2re-02_09_22_duplo_compressed.pdf; http://hdl.handle.net/10174/32702)

  • Telles, A. (2022). Biblical sources in the works of João Pedro Oliveira. In M. Soveral (Ed.), Perspectives on Contemporary Musical Practices: From Research to Creation. (pp. 99-142). Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. ISBN (10): 1-5275-8536-0; ISBN (13): 978-1-5275-8536-2 (http://hdl.handle.net/10174/32261).

  • Telles, A. (2021). Piano fingering strategies as expressive and analytical tools for the performer. In M. Soveral (Ed.), Contemporary Piano Music: Performance and Creativity. (pp. 151-184). Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. ISBN: 1-5275-6883-0; ISBN13: 978-1-5275-6883-9 (http://hdl.handle.net/10174/29897).

  • Telles, A. (2020). “Essay VIII: a key work in the piano output of Christopher Bochmann”. In Performance e Contexto [em linha]. Lisboa: ESML | CESEM (gerado a 25 de Abril de 2020). Disponível em: https://perf.esml.ipl.pt/index.php/component/k2/item/9-essay-viii-a-key-work-in-the-piano-output-of-christopher-bochmann#_ftn2

  • Telles, A. (2020). O ‘cultivo da música contemporânea entre nós’: no cinquentenário do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. In J. Machado (Ed.), Grupo de Música Contemporânea de Lisboa 1970-2020 (pp. 34-47). Lisboa: AVA Musical Editions. ISBN 978-989-98991-9-3 (http://hdl.handle.net/10174/28310)

  • Telles, A. (2020). Lirismo onírico e gestualidade expressiva: Incursões pela vida e obra de Clotilde Rosa (1930-2017). In J. Machado (Ed.), Clotilde Rosa (1930-2017) in memoriam (pp. 315-332). Lisboa: AVA Musical Editions.  ISBN 978-989-54916-0-5 (http://hdl.handle.net/10174/28307)

  • Telles, A. (2020). “Entre o século e o claustro: Espaços temporais e espaços espirituais na ópera francesa do séc. XX”. In O Claustro e o Século : Espaços, Fronteiras e Identidades [em linha]. Évora: Publicações do Cidehus, pp. 96-115 (gerado a 18 de Março de 2020). Disponível em: <http://books.openedition.org/ cidehus/10488>. DOI: https://doi.org/10.4000/books.cidehus.10488

  • Martingo, A. e Telles, A. (2019). “Nota introdutória”. Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (eds. Ângelo Martingo e Ana Telles). Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, pp. 163-190. ISBN 9789897554469

  • AAVV (2019). Musica Instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (eds. Ângelo Martingo e Ana Telles). Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, pp. 163-190. ISBN 9789897554469

  • Telles, A. (2019). “Traços da prática organística na escrita para piano e electrónica de João Pedro Oliveira: In Tempore, Abyssus Ascendens ad Aeternum Splendorem, Timshel e Entre o Ar e a Perfeição”. Musica Instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (eds. Ângelo Martingo e Ana Telles). Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, pp. 163-190. ISBN 9789897554469

  • Telles (Ana), “Permanences de Debussy dans la musique portugaise pour piano du 21esiècle”, ClaudeDebussy : La trace et l’écart, Paris, L’Harmattan, 2018, p. 239-262. ISBN 9782343156347.

  • Telles (Ana), “A música para piano de Christopher Bochmann: reflexões sobre as obras e a escrita instrumental”, Christopher Bochmann(ed. Pedro Junqueira Maia), Porto, Atelier de Composição, 2018, p. 61-115. ISBN 9789729884658 

  • Gomes (Luís) e Telles (Ana), “META-FORMOSES ou Concerto para Clarinete Baixo e Ensemble de Jorge Peixinho: Importância, escrita idiomática e questões de interpretação”, Clarineta – Revista da Associação Brasileira de Clarinetistas, nº 5, São Paulo, Julho 2018, p. 44-65. ISSN 2526-1169 

  • Telles (Ana), “Edição crítica, nota histórica e analítica”, in Luís de Freitas Branco, 14 Prelúdiospara piano, Lisboa, AvA musical editions, 2017. ISMN 9790550520684 

  • Béreau (Jean-Sébastien), Fragments de Mémoire, para piano e electrónica (revisão da partitura: Ana Telles), Lisboa, AvA musical editions, 2016. ISMN 9790550521636 

  • Telles (Ana), “Le piano dans l’œuvre d’Henri Tomasi”, Actes du Colloque Henri Tomasi et la Méditerrannée, Aix-en-Provence, Presses universitaires de Provence, 2015, p. 209-236.

  • Telles (Ana), “Retour à Tipasa: La Méditerrannée d’Albert Camus et Henri Tomasi”, Actes du Colloque Henri Tomasi et la Méditerrannée, Aix-en-Provence, Presses universitaires de Provence, 2015, p. 519-546.

  • Telles (Ana), “Permanences de Debussy dans la musique portugaise pour piano du 21e siècle”, in Debussy : La trace culturelle aujourd’hui, Paris, Ed. Riveneuve/Archimbaud, IN PRINT.

  • Telles (Ana), “Dialogues intercontinentaux: Trois compositeurs portugais au Brésil (Fernando Lopes-Graça, Jorge Peixinho et João Pedro Oliveira)”, Rythmes Brésiliens. Musiques, philosophie, histoire, société, Paris, L’Harmattan, 2015, p. 303-318

  • Telles (Ana), “Recensão crítica : HARPER Nancy Lee, Música portuguesa para piano/Portuguese Piano Music, vol. 3, Numérica, 2012”, Revista Portuguesa de Musicologia, vol. 1, nº 1, 2014, p. 137-146.

  • Coutinho (João Pereira) and Telles (Ana), “Ricardo Ramalho (1926-2012)”, in Traversières magazine, nº 108 (2013), Paris, Association française de la flûte, p. 26-31.

  • Telles (Ana), «Luís de Freitas Branco e o Monte dos Perdigões», in Monte dos perdigões: o culto da terra, terra de cultura, Lisboa, Althum.com, 2012, p. 89-193.

  • Telles (Ana), «O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e a criação musical portuguesa: 40 anos de história», in Assis (Paulo) (coord.), Mémoires... Miroirs. Conferências do Simpósio Internacional Jorge Peixinho, Lisboa, Colibri, 2012, p. 203-214.

  • Telles (Ana) «La création musicale portugaise aujourd’hui», in Musicologies nº 8 (8e année), Paris, Observatoire Musical Français, 2011, p. 71-85.

  • Telles (Ana), «Luís de Freitas Branco e António Fragoso: análise comparada de obras para piano», in António Fragoso e o seu tempo (dir. Paulo Ferreira de Castro), Lisboa, CESEM-AAF, 2010, p. 175-185.

  • Telles (Ana), Luís de Freitas Branco (1890-1955): un parcours biographique et esthétique à travers l’oeuvre pour piano, Tese de Doutoramento realizada sob a orientação dos Profs. Doutores Danièle Pistone e Rui Vieira Nery, Université de Paris IV- Sorbonne e Universidade de Évora, 2008.

  • Telles (Ana), «Témoignage sur Yvonne Loriod-Messiaen», in Olivier Messiaen : L’empreinte d’un géant, éd. Catherine Lechner-Reydellet, Paris, Séguier, 2008, p. 93-103.

  • Telles (Ana), «Esboço biográfico» in Luís de Freitas Branco, Lisboa, Ed. Caminho, 2007, p 26-112.

  • Telles (Ana), «Pedro de Freitas Branco et Ravel: une analyse critique de quelques enregistrements» in Ostinato Rigore, nº 24, ed. J.- C. Teboul, Paris, Jean-Michel Place, 2005, pp. 243-260.

Captura de ecrã 2020-06-09, às 10.27.0
9282-172x245.jpg
9789897554469_1588003727.jpg
Capa livro Debussy.png
Capa livro Bochmann.png
Capa Edição Crítica LFB.jpg

Outras publicações - Other publications

  • Telles, A. (2023). Lua de Sangue. Lisboa: Althum.com. ISBN 9789896831929

  • Telles, A. (2023). No encalço de gigante: homenagem a Christopher Bochmann. In S. Azevedo (Ed.), Sem a música a vida seria um erro. Christopher Bochmann. (pp. 158-160). Lisboa: Orquestra Sinfónica Juvenil

  • Telles, A. (2022, 04 de outubro). “O que pode a Música?”. Évora: Universidade de Évora. Disponível em: https://www.uevora.pt/ue-media/noticias?item=35825

  • Telles, A. (2022, 18 de junho). “Crónica dos dias que correm: era uma vez o Sistema Nacional de Saúde. Reflexões de uma utente”. In Público (edição online). Disponível em: https://www.publico.pt/2022/06/18/opiniao/opiniao/cronica-dias-correm-sistema-nacional-saude-2010496

  • Telles, A. (2021, dezembro). “Discurso Ana Telles (Prémio JCB 2021)”. Lisboa: Associação de Antigos Alunos do Colégio São João de Brito. Disponível em: https://www.aaacsjb.pt/discurso-ana-telles-premio-jcb-2021/

  • Telles, A. (2021, dezembro). “Ana Telles”. In A Magazine, nº 1, p. 18-19. Edição online disponível em: 
    https://amagazinept.org/2021/11/28/ana-telles/?fbclid=IwAR1DMzUZlK5pWJ2V6zc04hXxHKdrR4oVo3vYyH7kaLNEaAA4Yg70D9QpP_M) 

  • Telles, A. (2020). Depoimento. In J. Machado (Ed.), Grupo de Música Contemporânea de Lisboa 1970-2020. (pp. 177-178). Lisboa: AVA Musical Editions

  • Telles, A. (2020, 13 de maio). “Artes e transferência de conhecimento em tempos de crise”. In Revista Treze (ed. Gabinete de Apoio à Inovação, Transferência, Empreendedorismo e Cooperação da Universidade de Évora), nº 5, p. 5-7. (https://www.uevora.pt/inovar/gaitec/treze/treze-numero5)

  • Telles, A. (2020, 3 de maio). “A propósito do aniversário da revista GLOSAS e do MPMP”. In Glosas (edição online, disponível em http://glosas.mpmp.pt/proposito-do-aniversario-da-revista-glosas-do-mpmp/).

  • Telles, A. e  Rabaça, J. E. (2019). Percurso cruzados. Influências mútuas. In J. A. Falcão (Ed.), Terras sem Sombra: Sobre a Terra, Sobre o Mar. Viagem e Viagens na Música (Séculos XV-XXI). (pp. 81-88). Lisboa: Pedra Angular (http://hdl.handle.net/10174/26470)

  • Telles, A. (2019). Posfácio. In M. Mesquita da Cunha, Hodie & Semper. Jodoigne: K1L/Exit11. ISBN 9782930980157

  • Telles, A. (2018, maio). “Carta Aberta a José Luís Ferreira (1973-2018). In Memoriam”. In Glosas, nº 18, pp. 62-65.

  • Coutinho, J. P (2013, 4º trimestre). Ricardo Ramalho (1926-1912) (A. Telles, trad.). Traversières magazine, 108, 26-31. ISSN 07648804

  • Telles, A. (1999, 10-25/05). Mendelssohn’s Reformation. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 5/17, 4.

  • Telles, A. (1999, 26/04-09/05). Ravel’s Daphnis et Chloé. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 5/16, 3.

  • Telles, A. (1999, 10-25/04). Dido and Aeneas. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 5/15, 2.

  • Telles, A. (1999, 08-20/12). Robert Schumann’s Piano Quintet op. 44. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 5/8, 5.

  • Telles, A. (1998, 09-22/11). Liszt’s Totentanz. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 5/6, 8.

  • Telles, A. (1998, 23/11-06/12). Meet the Faculty : Nina Svetlanova. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 5/7, 6.

  • Telles, A. (1998, 28/09-11/10). Shostakovich: His life, His Russia, His World, His Symphony no. 5. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 5/3, 4.

  • Telles, A. (1998, 20/04-03/05). Smetana’s Dream. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 4/15, 4.

  • Telles, A. (1998, 23/03-05/04). A Hero’s Life. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 4/13, 9.

  • Telles, A. (1998, 09-22/03). Percussion Ensemble Presents 20th-Century Gala. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 4/12, 5.

  • Telles, A. (1997, 08-21/12). A Stravinsky Ritual. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 4/8, 4.

  • Telles, A. (1997, 10-23/11). Third Time’s a Charm? Rachmaninov’s Third Piano Concerto. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 4/6, 6.

  • Telles, A. & Manhattan School of Music Office of Public Relations (1997, 13-26/10). Viva España. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 4/4, 6.

  • Telles, A. (1997, 29/09-12/10). Ballet in Borden. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 4/3, 4.

  • Telles, A. (1997, 16-28/09). Rachmaninov’s Rhapsody on a Theme of Paganini. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 4/1, 8-9.

  • Telles, A. (1997, 11-24/03). Dmitry Shostakovich’s Piano Quintet in G minor. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 3/12, 4.

  • Telles, A. (1996, 10-20/12). Masur to conduct pianist Bing Han in Ravel Concerto for the Left Hand. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 3/8, 1, 4.

  •  Telles, A. (1996, 29/10-11/11). Profile of a Masterwork: Brahm’s Piano Concerto No.1. MSM Notes (J. Blanchard, Ed.), 3/5, 2.

bottom of page